Fale com a gente
Gramado Presentes

Brasil

Empresa Pró-Ética prorroga inscrições até o dia 12 de fevereiro

Publicado

em

Martin Luther – Enem

A Controladoria-Geral da União (CGU) prorroga, até o dia 12 de fevereiro, as inscrições para a edição comemorativa de 10 anos do projeto Empresa Pró-Ética. Realizada em parceria com o Instituto Ethos, a iniciativa fomenta e reconhece boas práticas em organizações comprometidas a com a implementação de mecanismos de integridade. O prazo inicialmente previsto se encerraria no dia 29 de janeiro de 2021.

 

Ótica da Visão

O processo de inscrição e o ciclo de avaliação permanecem iguais aos da edição anterior, quando foi estabelecida a periodicidade bianual para o projeto. A empresa deve solicitar acesso ao sistema, preencher o Relatório de Perfil e o Questionário de Avaliação e enviá-los juntamente com os documentos comprobatórios das respostas.

 

Acesse: Regulamento, Questionário de Avaliação e Documento Orientativo

 

A principal novidade desta edição é que foi incluída a possibilidade de se conferir até três pontos extras às empresas que contribuíram por meio de doações para ações de enfrentamento da crise econômico-social gerada pela pandemia de coronavírus. O s pontos serão atribuídos de acordo com a transparência e o monitoramento conferidos pela empresa às doações por ela realizadas.

 

Além disso, nesta edição do Pró-Ética, o Relatório de Perfil e o Questionário de Avaliação passaram por aprimoramentos para deixar as perguntas mais claras e detalhadas, o que otimiza tanto o entendimento da empresa como o processo de avaliação. Além disso, as alterações do Questionário de Avaliação fizeram com que o próprio questionário sirva como um roteiro para auxiliar as empresas na implementação de um programa de integridade, o que reforça o papel de fomento do projeto.

 

As mudanças consideraram as informações consolidadas no relatório de balanço das avaliações realizadas na última edição (2018-2019). O documento contém os principais pontos positivos e negativos verificados nas avaliações e apresenta os desafios para os próximos anos. Confira a íntegra do relatório aqui

 

Reconhecimento

 

Um dos objetivos do Pró-Ética é conscientizar empresas sobre seu relevante papel no enfrentamento da corrupção. Ao se posicionarem afirmativamente pela prevenção e pelo combate de práticas ilegais, são reduzidos os riscos de ocorrência de fraude e corrupção nas relações entre o setor público e o setor privado.

 

A iniciativa, criada em 2010, fomenta a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas de prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.

 

A cada final de edição é realizado um evento para anúncio da lista de Empresas Pró-Ética. Também são valorizadas e divulgadas as melhores práticas de integridade apresentadas na edição, para incentivar a adoção dessas boas práticas por outras empresas.

 

Pró-Ética

 

Iniciativa pioneira na América Latina, o Pró-Ética resulta da conjugação de esforços entre os setores público e privado para promover no país um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente.

 

A edição 2018-2019 do Pró-Ética contou com a participação de 373 empresas de todos os portes e de diversos ramos de atuação. Destas, 222 enviaram o questionário de avaliação devidamente preenchido e no prazo estipulado. Após o processo de avaliação, 26 empresas foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética 2018-2019. Os resultados foram divulgados durante a 1ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade.

 

CRONOGRAMA – Empresa Pró-Ética 2020-2021

 

Inscrições: 26 outubro de 2020 a 12 de fevereiro de 2021

Avaliação: Março a agosto de 2021

Fase recursal: Setembro a outubro de 2021

Premiação: Novembro de 2021

 


Fonte: CGU

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte