Fale com a gente
Gramado Presentes

Geral

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná tem novo presidente

Publicado

em

Academia Meu Espaço

O arquiteto e urbanista Milton Carlos Zanelatto Gonçalves é o novo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). Ele foi eleito durante a primeira Reunião Plenária do ano e fica à frente da Gestão 2021-2023 da autarquia federal. A posse ocorreu no mesmo evento e foi dada pela arquiteta e urbanista Mirna Cortopassi Lobo, conselheira que exerceu a presidência interina e conduziu o processo eleitoral.

Em seu discurso de posse, o novo presidente fez questão de lembrar seus antecessores que participaram ativamente da luta para a criação do CAU. “Agradeço, em especial, a João Virmond Suplicy e Jeferson Dantas Navolar, que já em 2005, atuaram no Congresso Nacional durante o processo de aprovação da Lei do CAU. Quando a maioria dos arquitetos sequer sabia do que se tratava, eles empenhavam até recursos próprios a fim de convencer deputados e senadores da necessidade de termos um conselho próprio. Também não podemos deixar de mencionar a atuação dos colaboradores das primeiras administrações do CAU/PR, fundamentais para que tivéssemos a estrutura e a autarquia federal que temos hoje”, salientou.

Bonni Restaurante

Sobre a gestão 2021/2023, Milton afirmou que, entre suas principais metas, está o objetivo de resgatar o protagonismo que o CAU/PR teve em suas gestões iniciais, tanto na sociedade como nos diversos níveis das administrações municipais e estadual. “Necessitamos de políticas públicas de Arquitetura e Urbanismo em todo Paraná. Para isso, vamos lutar para que o nosso Conselho novamente se faça presente nas diversas regiões do estado, participando de forma ativa na definição de políticas públicas de estabelecimento dos rumos das nossas cidades, especialmente no tocante ao planejamento urbano. Também esperamos que arquitetas e arquitetos paranaenses estejam cada vez mais atuantes na sociedade para que possamos universalizar e democratizar o acesso à Arquitetura de qualidade para toda a população”, pontuou o gestor.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Milton Carlos Zanelatto Gonçalves é pós-graduado em Comunicação Pública e atua em edificações comerciais e residenciais desde suas fases conceituais até a execução de obras. Foi conselheiro federal do CAU/BR entre os anos 2018 e 2020, presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Gestão 2016-2019) e vice na Gestão 2013-2015. Na Câmara Municipal, se dedica para assuntos pertinentes à Comissão de Urbanismo, Obras e Tecnologia da Informação, com ênfase especial na revisão do Plano Diretor de Curitiba e na Lei de Zoneamento da cidade.

 

Apesar das dificuldades que o país atravessou em 2020 e que provavelmente ainda continuarão por mais algum um tempo, o novo presidente expressou confiança de que o próximo triênio será bastante profícuo para o CAU/PR. “O mundo mudou. O Brasil mudou. Todos teremos que fazer nossas cotas de sacrifício. Mas nossa fé é maior do que nossos temores, sendo assim, só nos resta lutar. É essa luta que pretendo realizar, em nome sociedade e dos arquitetos e arquitetas paranaenses”, finalizou.

 

Força do interior do estado

Quem também está eleita para a Gestão 2021-2023 do CAU/PR é a arquiteta e urbanista Thais Marzurkiewicz, a nova vice-presidente do Conselho.

Dona do seu próprio escritório, Thais atua em Foz do Iguaçu e é uma forte representante das mulheres e dos profissionais da região oeste do estado. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, ela é pós-graduada em Arquitetura e Lighting e aluna especial do Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Professora da disciplina de Projeto de Arquitetura de Interiores de Ambientes Corporativos, a arquiteta e urbanista foi presidente da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Gestões 2015 e 2016), onde também atuou como Diretora de Assuntos Culturais durante o ano de 2014. Foi coordenadora da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora Adjunta da Regional de Cascavel das Câmaras Técnicas do CAU/PR. Atualmente também integra o Conselho diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná.

“Construímos uma plataforma de gestão com diversas propostas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, englobando desde a valorização profissional em todos os níveis da sociedade, buscando a equidade de gênero, a aproximação do Conselho com os profissionais do interior do estado, melhorias na gestão e na fiscalização do exercício da profissão, melhorias no Sistema de Informação e Comunicação do CAU, entre outras. Meu papel fundamental nesta gestão será dividir a responsabilidade com o presidente Milton, representando as mulheres da arquitetura paranaense, bem como o interior do estado, acompanhando as demandas e dando os encaminhamentos necessários junto ao Conselho”, explicou Thais.

Atualmente, segundo o Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO), 7.505 arquitetos e urbanistas registrados no CAU/PR são do interior, o que equivale a 59% dos profissionais paranaenses. Só em 2020, 58.794 Registros de Responsabilidade Técnica foram anotados por arquitetos e urbanistas de fora da capital e da região metropolitana, número que corresponde a 77,61% dos RRT’s do estado.

O CAU/PR foi o primeiro a instalar escritórios regionais no interior do país e atualmente, além de Curitiba, atende em Cascavel, Londrina, Maringá e Pato Branco. Também há um escritório de fiscalização em Guarapuava. O primeiro escritório do interior do Brasil foi inaugurado em Cascavel, em 2013.


Assessoria CAU-PR

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte