Você não está logado. Fazer login - Criar minha conta grátis

Cerca de 3 mil pessoas visitaram o museu de Porto Mendes em 2011

A Secretaria de Cultura também inclui o museu em projetos educacionais como por exemplo o “Conhecendo o município”.

Publicado no dia 01 de Fevereiro de 2012 às 15hs e 10min | Fonte: Assessoria
Coordenado pela Secretaria de Cultura de Marechal Cândido Rondon, com o apoio do governo municipal, o Museu Histórico Padre José Gaertner do distrito de Porto Mendes recebe anualmente centenas de pessoas para visitação. Em 2011, aproximadamente três mil pessoas passaram pelo museu, vindas de vários estados e países como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Acre, Distrito Federal, Paraguai, Espanha, Alemanha, entre outras localidades. Fundado em 1981 e inaugurado em 1984, o museu têm como finalidade principal abrigar as peças do antigo Porto Mendes Gonçalves, além de retratar a história da colonização de Marechal Rondon. 
 
Conforme a responsável pelo museu, Neusa Mara Probst, atualmente o museu conta com 11 quadros em acrílico e banners que retratam a história do antigo Porto Mendes e da região e que destacam a extração da erva mate, a carga e descarga das sacas de erva e o transporte que era feito através das zoras até o Rio Paraná as quais eram transportadas para o exterior. “Nele, ainda há um acervo relacionado à colonização a partir de 1950. As pessoas que visitam o museu enriquecem o seu conhecimento, pois conhecem um pouco mais sobre a história que pode ser visualizada por meio do próprio acervo, fotos e ainda do DVD que mostra as imagens reais gravadas em 1940 por Wladmir Kosak sobre como era o funcionamento no antigo Porto Mendes Gonçalves. Além disso, os visitantes recebem uma breve explicação e são acompanhados pelas estagiárias que trabalham no local”, esclarece.
 
A Secretaria de Cultura também inclui o museu em projetos educacionais como por exemplo o “Conhecendo o município”. “O que os alunos das 3ª séries aprendem na teoria na escola, eles podem visualizar na prática no museu”, diz Neusa. De acordo com ela, ainda são realizadas atividades itinerantes desde exposições em outros municípios, feiras de conhecimento, bibliotecas e em escolas, sendo que são monitoradas por educandos que adquirem conhecimento no museu e, posteriormente, fazem a explanação no local da exposição. “No museu ainda são realizadas exposições temáticas com o intuito de que os visitantes entendam as mudanças que ocorrem com o avanço tecnológico. Podemos citar como exemplo o ferro a brasa, pois hoje temos o ferro elétrico e a vapor. As pessoas têm a oportunidade de acompanhar no museu algumas mudanças que aconteceram com o passar do anos, relacionando a parte do consumismo que não existia antigamente”, expõe.
 
Atendimento
Para que os munícipes e visitantes possam conhecer a história da colonização, o Museu Histórico Padre José Gaertner realiza um atendimento diferenciado. Na segunda-feira ele se encontra fechado, mas de terça a sexta-feira o museu está aberto na parte da manhã das 08h00 às 12h00 e a tarde das 13h30 às 17h00. No sábado o atendimento funciona das 09h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00 e no domingo ele ainda é aberto das 09h00 ao meio-dia. “Oferecemos um atendimento diferenciado em virtude das pessoas que vem de outras cidades, estados e até países, além daquelas que vão à prainha e aproveitam para conhecer o museu. Convido a todos para visitar o museu e conhecer um pouco mais da história de Marechal Rondon”, comenta a profissional.

Compartilhar no Facebook

 
Newsletter

Comunidade
 
Empresa do dia ?
Empresa sorteada aleatóriamente. Todos os dias uma empresa de Marechal Cândido Rondon será sorteada e aparecerá durante 24 horas neste espaço.


Autenticação de Clientes


Aguarde...