Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019 Fale Conosco Redação: (45) 9.9801-2350

“Nós apostamos no diálogo” Diretor da UNIOESTE MCR fala sobre a GREVE

CONTEUDO EXCLUSIVO | 11/07/2019 | 10:27 |
Ao Portal Rondon, o Diretor do Campus de MCR se manifestou sobre a greve | Fotos: Montagem/Divulgação |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme noticiado anteriormente, a Unioeste entrou em greve hoje (11). A decisão decorre de as entidades representativas dos docentes e servidores não aceitarem a proposta do governo, que ofereceu o pagamento de 5,09% na data-base dos servidores da Unioeste, mas de forma parcelada até 2022.

Com exclusividade ao Portal Rondon o diretor do campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, Professor Doutor Davi Felix Schreiner, falou sobre a Greve que iniciou hoje (11) . Ele disse que a pauta dos servidores e professores é justa e legitima e que aposta na diplomacia para uma solução rápida desta situação.

Na condição de Diretor de Campus, me cabe acompanhar o movimento e o diálogo... dar apoio aos docentes e agentes universitários e ao mesmo tempo estimular o processo de diálogo com o (governo do) Estado, para que se possa chegar a uma solução rápida para essa questão” enfatizou o Professor Davi.

Prezamos pela continuidade das atividades de ensino, da continuidade da pesquisa e extensão e do atendimento a comunidade e por isso nós gostaríamos que tal questão fosse resolvida o quanto antes”, completou.

Davi ainda enfatiza que como qualquer categoria o que os professores e servidores estão pleiteando é, segundo eles, a garantia dos seus direitos.

Os profissionais da área de educação têm o direito, em lei, do reajuste salarial”, enfatiza.

Da parte da Direção nós reconhecemos a ‘Justeza’ das reivindicações por parte dos docentes e funcionários e de modo geral dos servidores públicos do Estado do Paraná. Nós apostamos no diálogo entre os servidores e o Estado para que se possa ter um resultado que não prejudique o andamento do ensino e também de qualquer outra atividade que diz respeito ao poder público”, disse.

 

“É preciso que haja bom senso”

Segundo o diretor de campus a reivindicação dos professores e servidores é de um reajuste de 17 % em contrapartida aos 0,5 % ofertados pelo governo.

17 % para 0,5 é uma diferença muito grande. Não é justo nem correto essa diferença tão grande. É preciso que haja bom senso, de perceber que se neste momento não é possível os 17%, mas que também 0,5 não é correto nem adequado” completa Davi.

Importância incomensurável”

Davi destaca que a pesquisa e a extensão impactam as mais variadas áreas da sociedade. O campus de Marechal Cândido Rondon tem hoje convenio com 12 prefeituras e várias empresas e institutos para projetos de pesquisa e ainda atua em conjunto com empresas da Alemanha e do próprio Mercosul.

O Diretor de Campus destaca a importância da Unioeste para a comunidade. Para ele “educação sempre é investimento”.

Sem pesquisa não há inovação, não há melhorias seja da parte social como da área econômica”, disse.

A universidade, em especial o nosso campus em Marechal Cândido Rondon tem importância incomensurável, em todas as áreas da sociedade, da agricultura familiar, com convênios com empresas locais, ao atendimento jurídico gratuito a população” disse o diretor.

Mais de 95 % dos recursos obtidos pela universidade ficam no município e na microrregião. Para cada 1 real arrecadado pelo campus, ela gera 1 real e 80 centavos em retorno a comunidade, com transferência de tecnologia e em desenvolvimento econômico e social

Ela (a universidade) devolve para a sociedade em uma proporção, que poucos notam, mas alcança grandezas portentosas. Nós atendemos com nossa infraestrutura, por meios de diferentes projetos, a educação estadual e a municipal, a terceira idade, crianças com necessidades especiais e nas mais variadas áreas do conhecimento

Para o professor Davi, o “diálogo deve levar ao entendimento entre o estado e os manifestantes” e “a sociedade vai ser solidaria a essa pauta legitima que é sobretudo, a qualidade na educação”.  

 

Da Redação

 


PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL
Participe do nosso grupo no WhatsApp